A cidade portuária de Cádiz ( ou Cadis) fica no sudoeste da Espanha, construída em uma área cercada pelo mar, ligada ao continente por uma estreita faixa de terra . É considerada uma das mais antigas cidades do Ocidente, tendo sido criada em 1100 a.c. pelos fenícios que a chamaram de Gadir. Depois foi chamada de Gades pelos romanos e de Qadir pelos mouros , com um história mais de três mil anos de ocupação contínua.
Dizem que sob essa cidade pode-se encontrar 7 cidades. Fenícios, visigodos, mouros árabes e romanos estabeleceram-se por aqui, antes dos espanhóis.
É também chamada “a cidade de Hércules” – conta-se que Hércules, para realizar seu décimo trabalho teria que transpor um estreito marítimo e resolveu abriu um com seus próprios ombros, ligando o mar Mediterrâneo ao Oceano Atlântico. De um lado, ficou um grande rochedo, monte Calpe – depois chamado de Gibraltar e do outro lado o monte Hacho que foram denominados “Colunas de Hércules”, ou “Pilares de Hércules”.
Em antigos mapas constam os desenhos dessas duas torres de Hécules em Cádiz. Contam que as torres existiram mesmo e foram destruidas no século XVIII.
A cidade e alguns pontos para visitar
A cidade contém ruas estreitas, pavimentadas com pedras, sem nenhuma irregularidade, que chegam a brilhar. Não há postes e fios aparentes.
Arrimos – Ao redor de toda a cidade existem lindos arrimos de pedra que são considerados Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. E 3 fortificações criadas para proteger essa área tão importante próxima ao estreito de Gibraltar.
Passagem sob um edifício, lindo e limpo!!! A borda contem um muro de arrimo em pedra não tem praia nessa parte da cidade, mas a vista é muito bonita. Do outro lado da bahia podemos avistar Portugal. Mais uma bela Rua, veja que interessante. A iluminação da rua sai da Casa, não se vêem postes, fios, ….. Vista do muro de arrimo que contorna a beira mar na cidade. Vemos na cidade a influência árabe também. Veja só, o piso quase que brilha!!!
O museu de Cadiz foi construido em 1838. Contém objetos, pinturas e esculturas que contam a história das diversas civilizações em Cadiz.
Estátua de Apolo, Deus das artes na entrada do museu de Cadiz. Vimos o museu rapidamente, mas gostamos muito do que vimos. Na sala I temos objetos e cerâmicas da Pré-história. Atestam a presença do homem em Cadiz desde o Pelolítico Inferior até a Idade do Bronze. Na sala II é dedicada ao mundo dos colonizadores, principalmente fenícios Mais estátuas do mesmo período. Na sala V está dedicada ao comércio e apresenta diferentes tipos de ânforas e outros elementos que eram utilizados para transporte de produtos. No andar superior temos as pinturas.
Situado entre o Castelo de Santa Catarina e o Baluarte temos a maior área verde da cidade, o Parque Genovês. É uma espécie de jardim botânico, contendo espécies vegetais do mundo todo. Uma boa parte é cuidada em forma de topiária, causando um bonito efeito. O parque funciona das 8h00 da manhã até o por do sol, o que no verão ocorre as 22h30. Possui bicas de água potável por todo o parque e uma bela cascata.
A Catedral de Cadiz, construida junto ao mar , é um enorme edifício com características barrocas. A torre direita da Catedral é chamada de Torre de Poniente e é o ponto mais alto da cidade de Cádiz.
O interior da catedral é muito lindo. A iluminação natural vindo do alto, cria um clima especial.
Teatro Romano – trata-se de um conjunto arqueológico enorme que data do final do Séc I a.C. Descoberta em 1980, essa ruina de um teatro Romano não pode ser totalmente escavada devido a quantidade de construções que ocupam o lugar a muito tempo. É considerado um dos maiores edifícios desse tipo na Espanha. A planta é composta por um grande semicírculo que compõe a platéia e de uma área retangular (ainda soterrada), dedução a partir da estrutura dos pilares encontrados em diversos pontos. Sob a platéia existem galerias abobadadas (ainda estão sendo escavadas) .O teatro podia receber cerca de 10 mil espectadores. Foi uma das poucas obras de arquitetura citadas em romances de autores clássicos, como Cícero e Estrabão.
A construção do teatro teve início entre os anos 70 e 60 A.C. por ordem de Lucio Cornelio Balbo, amigo e conselheiro de Cesar. Galeria – sob a platéia Parte superior do teatro romano. Ouvimos dizer que por aqui, voce vai consertar uma tubulação e encontra um sítio arqueológico :)) Estas ruas fazem parte da rota Recinto Medieval – Nesta área , junto ao arco de Los Blancos,existia até meados do séc. XIX o castelo de La VIlla. Arcos de Los Blancos – trata-se da porta oriental da muralha da cidade, foi construida no século XIII por Alfonso X, o Sábio.
Antiga Fábrica de Tabaco – A fabrica foi criada em 1741 sob o reinado de Felipe V e ficou ativa até 1885, hoje é um recinto de congressos e eventos.
Em Cadiz existem três fortalezas estrategicamente posicionadas.
Castillo de Santa Catalina ( ou castelo de Santa Catarina ) construido em 1598 por ordem do Rei Felipe II, possui uma planta pentagonal , no qual três das pontas estão sobre o mar. Em 1963 foram construidas uma sacristia e uma capela. Hoje é em parte utilizado como Centro Cultural. Mas chegou a ser prisão política por um periodo de tempo. Em cada ponta, pode-se ver uma torre de vigia.
Acesso principal visto pelo lado interno do Castelo Em 1693 no reinado de Carlos II foram construidas a Sacristia e a capela. Foi toda restaurada. Capela – Castelo de Santa Catalina Vista interna da Capela Parte do Castelo é utilizada como Centro cultural. Aqui uma exposição de Arte. Esse castelo chegou a funcionar como prisão política por um tempo. Uma paisagem linda! Mais uma das pontas!
As outras fortalezas são a Puerta de la Caleta, e desse local podemos avistar o Castelo de San Sebastian que foi construido sobre uma ilha no qual dizem que existiu o templo de Kronos. Foi feito um acesso para automóveis e pessoas, ja que o castelo encontrava-se numa ilha . Esse acesso acabou por dividir a cidade, então, quando se está nele e olha-se para a cidade podemos ver a esquerda a cidade antiga – histórica e a direita a cidade nova.
Se você chegar de navio, na Praça onde ele aporta poderá encontrar o ponto de apoio turístico, Pegue um mapinha por lá e siga as marcas coloridas dos pisos para fazer os roteiros, vá a pé, vale a pena.
Eu fiquei apenas um dia em Cadiz e ja deu para conhecer muita coisa. Coloquei apenas alguns pontos aqui para o artigo não ficar tão grande. Vale a pena conhecer!