
Agadir, uma cidade ao longo da costa atlântica do sul do Marrocos.
Fundada por volta de 1104 a.C. como Gadir ou Agadir pelos fenícios. Pouca se sabe da história de Agadir até o século XII. Foi um importante porto e entreposto comercial na Idade Média. Em 1731, a cidade foi completamente destruída por um terremoto. Durante toda sua história foi sendo tomada por diversos povos e países, portugueses, espanhois, árabes, franceses,…. “Em 1960, Agadir contava com mais de 40.000 residentes quando no dia 29 de fevereiro de 1960, foi novamente quase totalmente destruída por um terremoto de magnitude 5,7 na escala Richter que durou 15 segundos, enterrando a cidade e matando mais de um terço de a população. O terremoto destruiu a antiga Casbah. Ao ver a destruição em Agadir, o Rei Muhammad V do Marrocos declarou: “Se o Destino decidiu a destruição de Agadir, sua reconstrução depende de nossa Fé e Vontade.” A cidade atual foi reconstruída 1,6 quilômetros (1 mi) mais ao sul, ..e tornou-se uma grande cidade com mais de meio milhão de habitantes em 2004, com um grande porto com quatro bacias: o porto comercial com um calado de 17 metros, a pesca triangular, o porto de pesca e um porto de recreio com marina. Agadir foi o principal porto de sardinha do mundo na década de 1980 e tem uma praia que se estende por 10 km com belos passeios à beira-mar. Seu clima tem 340 dias de sol por ano o que permite nadar durante todo o ano.
O inverno é quente e no verão a neblina é comum. ” (*Wikipedia) Apesar de ter sido totalmente reconstruida, ao passear por Agadir, nos sentimos totalmente num passado remoto. Edifícios preciosamente decorados com mosaicos perfeitos, mulheres e homens vestindo Kaftãs e Jabalins, e manufaturas e pequenas indústrias ainda utilizando métodos milenares de produção. Gosstei muito de conhecer a cidade, é uma grande riqueza cultural.
Alguns pontos que visitei:
Mesquita Mohamed V
Terceira maior Mesquita do mundo. Infelizmente não é aberta aos turistas, apenas podemos acessar seu exterior. Com certeza vale a pena conhecer, o esmero na onstrução é algo, que como arquiteta, nunca havia presenciado nesse nivel. Impecável.
Aqui os detalhes da arquitetura impressionam. entalhes, moldes, sobreposições, todo tipo de técnica é utilizada com primor. Os detalhes, as cores, nos dizem que estamos num ambiente muito diferente de nosso cotidiano, parece até que nós é que distoamos da paisagem !! Torre da Mesquita Na porta da mesquita
Argane Herbo Epices Malak
é uma fábrica artesanal de óleos, essências e perfumes. Apesar de não termos visto muitas mulheres trabalhando em Agadir , nesse local havia cinco delas, todas usando o Jabalin e com cabelos cobertos.
O processo começa nessa moça de azul que, quebra a semente com uma pedra arredondada e retira a parte interna que vai para a de amarelo que retira as cascas e seleciona. Depois vai para as que estão na foto posterior que moem na moenda manual.
Aqui são fabricados os famosos óleos de Argan e de Rosa mosqueta, entre outros.
O Kasbah de Agadir ou Agadir alta
Foi construída em 1541 pelo sultão Mehmed Sheikh al-Saadi para proteger a cidade das possíveis invasões, especialmente as invasões portuguesas. Sobreviveu ao terremoto de 1960. Encontra-se em ruinas e fica na borda do deserto, num dos pontos mais altos da ciddade de onde se pode ter uma vista belíssima de toda a região.
A partir da cidade por todo caminho tem um muro arrimo de pedra .
O nosso navio visto da descida da montanha onde se localiza Kasbah! Muralha de pedra na estrada para a antiga cidade Kasbah! No caminho todo subindo a montanha (300 metros acima do nivel do mar) , é ladeado por esse detalhe. A Vegetação de característica desértica está presente em toda orla da cidade! O ar é seco e venta muito, mesmo assim achei a paisagem deslumbrante! Eu ao lado do cameleiro, achei o camelo alto e balançante demais hehehe!! Fortaleza de Kasbah! Eu na porta de entrada! Sobre o portal está escrito ” Temer a Deus e honrar o Rei” Esse lugar me emocionou. A paisagem é fantástica.
Souk Bérbere Artisanal
Essa loja de artesanato local supreendeu pelos detatlhes na arquitetura. Possui 4 andares. O seu interior fiquei paralizada pela riqueza nos detalhes. O forro é feito em gesso decorado, parte em molde ,parte entalhado a mão. O chão todo em mármore formava mosaicos Os gradis e portas em madeira entalhada ou com detalhes em marchetaria.
Além disso os preço são bem negociáveis e os produtos lindos: Podemos encontrar tapetes, objetos de coração, artigos em couro, roupas,….
Veja só essa área da loja , que riqueza. mão. Veja só a fachada da loja que tinha 4 andares Souk Bérbère Artisanal nº 28, Av. el Hamra No interior os detalhes me deixaram paralizada!! Esse é um trabalho de entalhe em gesso, segundo eles, pode ser feito parcialmente com molde, mas essa barra foi esculpida a mão.

