Resiliência ou resilência é um conceito oriundo da física, que se refere à propriedade de que são dotados alguns materiais, de acumular energia quando exigidos ou submetidos a estresse sem ocorrer ruptura.
A psicologia tomou essa imagem emprestada da física, definindo resiliência como a capacidade do indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas. No entanto, Job (2003) argumenta que a resiliência se trata de uma tomada de decisão quando alguém se depara com um contexto de tomada de decisão entre a tensão do ambiente e a vontade de vencer.
Tais conquistas, face essas decisões, propiciam forças na pessoa para enfrentar a adversidade. Assim entendido, pode-se considerar que a resiliência é uma combinação de fatores que propiciam ao ser humano, condições para enfrentar e superar problemas e adversidades.(fonte: Wikipedia)
Abaixo um pequeno texto de Eduardo Carmello
Resiliência em 5 atos:
1 – Sei onde estou e o que estou fazendo;
2 – Sei onde quero ir e qual o meu propósito;
3 – Sei qual o caminho tomar para chegar ao meu propósito;
4 – Se acontece algo inesperado, procuro contornar e conectar-me ao meu propósito.
5 – Caminho e conheço pessoas diferentes, onde posso aprender rotas e opções interessantes/criativas que enriquecem minha jornada.
Ser resiliente é ser como a água, capaz de contornar os obstáculos, sem perder a direção da meta a atingir.
O processo de coaching de vida é muito eficiente na conquista dessa grande qualidade.