Em setembro de 2017 passei por uma excelente e agradável experiência ao participar de um curso de Italiano na escola Edulíngua, na cidade de San Severino Marche, região de Marche, na Itália.
Confesso que não escolheria essa cidade, a principio, como um local para visitar.
Aquela região não é considerada turística.
Mas a escola e as pessoas da cidade conquistaram meu coração.
A Escola

A escola é extremamente bem organizada e o staff muito competente.
Fazem de tudo para que nos sintamos em casa. Os professores são jovens e muito bem preparados para lidar com os alunos que vêm de diferentes partes do mundo.
As aulas são muito dinâmicas e a aprendizagem ocorre naturalmente. Durante as aulas, temos jogos, musica, redação, trabalho em grupo,….
Além das aulas, existem as lições de cultura e musica italiana e as viagens.
A escola tem uma van para pequenos translados e aluga um enorme Pulmmann para viagens com as classes. A programação é minunciosamente seguida.
O local
É surreal acordar todo dia morando numa espécie de castelo – Palazzo Servanzi Confidatti – patrimônio histórico da cidade. É um local, grande, belo, espaçoso, completo, contém lavanderia, cozinha, refeitório, living, salão de festas. Mesmo com muita gente, conseguimos manter nossa privacidade e autonomia. Nossa suite (eu estava com minha prima) era enorme e muito confortável.Tudo estava sempre muito limpo e arrumado.
A Cidade de San Severino Marche
A escola tem papel relevante na cidade, levando turistas, movimentando as festas e o comércio, por isso somos muito bem recebidos pelos habitantes que fazem um papel fundamental no aprendizado da língua, tendo a paciência necessária para nos ensinar e compreender.
Tem lugares muito bonitos para conhecer e todo final de semana tem festa na Praça do Povo.
O que estranhei muito foi o horário do comercio – das 8h30 a 13h00 e das 16h30 as 19h00 e a falta de transporte em abundância para as belas cidades ao redor. São poucos trens e ônibus, isso quando não substituem um por outro sem avisar
As viagens
Fomos com a classe, sempre com pontualidade e organização a : Gubbio, Assis, Roma, Florença, Loreto, Civitanova, Fabriano, Grotta de Frasassi, Bologna, …