Loreto e a casa de Maria

A cidade de Loreto é conhecida por sua história e misticismo, veja lenda abaixo.
O local tem uma energia incrível.

É um lugar surpreendente no alto de uma colina na Região de Marche na Italia.

A cidade cresceu em torno de sua Basilica e hoje conta com aproximadamente 13 mil habitantes.
O Santuário localiza-se na parte mais alta da cidade , e pode ser avistado de praticamente todos os lugares.
Estando lá, a vista do entorno também é espetacular.

Sua parte antiga em estilo medieval contrasta com seu entorno moderno com ruas largas e boa infraestrutura.

Loreto fica a cerca de 30km de Ancona, na costa leste da Itália e o principal motivo para visitar essa cidade é para conhecer a casa de Maria , dentro da Basílica.

A construção do Complexo Monumental do Santuário, foi iniciada em 1469 e finalizada no século XVIII. A cúpula
foi construída sobre forma octogonal por Giuliano da Maiano e  Giuliano da Sangallo entre setembro de 1499 a maio de 1500.
O campanário construído de 1750 a 1754, por Vanvitelli contém o sino principal, com 11 toneladas.
Os três portais de bronze que embelezaram a fachada da basílica foram encomendadas pelo cardeal Antonio Maria Gallo, protetor do santuário no periodo de 1587-1620. As três portas foram elaboradas na fundação da Recanati e passaram por uma recente restauração (1988-1992). A porta central foi criada por Antonio di Girolamo Lombardo, com a colaboração dos irmãos Pietro, Paolo e Giacomo. Iniciado em 1590 foi concluída em 1610. Esta porta é considerada como uma obra-prima de domínio técnico, harmonia composicional e decoração decorativa.

A frente à fachada da basílica, surge o palácio Apostólico, em arcos , com dois andares, nos dois lados, um mais longo, norte e um mais curto, a oeste. Alguns estudiosos acreditam que foi iniciado em 1498 por Giuliano da Sangallo ou por Francesco di Giorgio Martini.

No centro da praça há uma Fonte Artística, o trabalho de Carlo Maderno e de Giovanni Fontana, que realizaram entre 1604 e 1614. Ornando a fonte algumas esculturas de bronze, trabalhadas por Tarquinio e Pietro Paolo Jacometti em 1622.

 

 

Na época em que foi construída a Basíllica atraiu todos os grandes artistas da época que a decoraram primorosamente, afrescos, esculturas, vitrais, quadros e crucifixos de altissimo padrão artístico poderão ser vistos.