Algumas vezes na vida, somos colocados numa circunstância de urgência que pode reduzir em muito nosso ritmo de vida em função de cuidar de uma situação ou de uma pessoa querida.
Surgem nesse momento, muitas emoções conflitantes, uma certa exaustão física e emocional, e a necessidade de aflorar todos seus recursos internos para tomadas de decisão.
Faz-se necessário assumir a responsabilidade pelas decisões em relação à nossa vida pessoal e respeitar as decisões e escolhas das pessoas ao redor e principalmente daquele que se encontra na situação emergencial . Ao delegar essa responsabilidade a outros, não terá controle sobre as consequências e poderá se arrepender muito depois.
Em situações assim, as ferramentas de programação neurolinguística e a linguagem ercksoniana são de grande auxílio.
Gosto muito de recorrer aos ensinamentos de Anthony Robbins. Em seu livro Desperte o Gigante Interior ele coloca muito claramente que podemos Dominar o poder de decisão. Lembra que o poder de decisão é algo que podemos usar a qualquer momento e que uma decisão verdadeira sempre levará a uma ação imediata e a um comprometimento verdadeiro. Quanto mais tomamos decisões, melhor elas serão. Ás vezes podemos errar, por melhor que seja a intenção, mas é melhor errar do que não tentar solucionar a questão. Se algo der errado, em vez de se punir, aprenda algo.
Quando uma decisão é tomada, não fique preso aos detalhes da execução, foque no que quer e seja flexível nos caminhos que encontrará para atingir. Tenha consciência de que uma decisão poderá mudar o rumo de sua vida e de que toda uma série de circunstâncias surgirá quando uma decisão for tomada.
Eu complemento com “siga seu coração”. Tempere tudo com muito amor.
Procure colocar-se verdadeiramente na posição das outras pessoas envolvidas para que desenvolva uma percepção interna do que é prioritário. Pense positivo, pense no quer que aconteça de BOM e aja!
Nós não somos seres aleatórios, tudo o que fazemos ou se deve à nossa necessidade de evitar dor ou ao nosso desejo de obter prazer. Cada dia de nossas vidas é cheio dessas negociações psíquicas. Podemos aprender a cuidar melhor de nossas emoções e a controlar nossos recursos internos para uma atuação melhor na vida.
Se você se encontra numa situação de crise, “olhe de cima”, pensando em sua vida como um todo! O que é mais importante nesse momento? Pode ser estar com sua família, ou com seu ente querido, acolhê-lo amorosamente atendendo aos seus desejos e assumindo a responsabilidade pelas consequências que advirão de todas as decisões tomadas, individualmente ou em conjunto.
Não se sinta culpado em abandonar outras prioridades nesse momento.
Crises são temporárias, depois você poderá retomar o rumo com mais força do que antes.
Reflita o que você quer pensar quando tudo isso passar?
Qual o legado a ser deixado? Qual o aprendizado adquirido?
Qual o sentimento que irá querer ter a respeito ?
Para finalizar, quero deixar uma frase que meu amigo Aldo Novak publicou hoje:
“Quando a situação está difícil, faça algo. Não importa se as probabilidades são extremamente baixas. Não importa se os caminhos parecem completamente fechados. Não importa se você não sabe como irá terminar “a viagem”. Apenas faça algo.”