
Sei que o lindo e iconico filme de 1942 estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman mostra uma cidade muito romântica. Porém você não encontrará isso em Casablanca. Essa cidade hoje representa um aglomerado de mais de 4 milhões de pessoas que representam 10 % da população total do Marrocos.
Não é a capital do país, porém é um grande centro financeiro e industrial e muito ocidentalizada em diversos aspectos.
Por não ser uma cidade propriamente turistica, em poucas horas você pode conhecê-la. ( Veja também o artigo sobre Agadir – https://andreabertoncel.com/2021/05/17/agadir/)
A principal língua do Marrocos é o árabe, porém é muito comum ouvir nas ruas um idioma chamado darijá, que é uma mistura de árabe com espanhol e francês.
Pontos que visitei:
Mesquita de Hassan II
Com certeza, a principal atração turística é a gigantesca e primorosa mesquita de Hassan II, considerada uma das maiores do mundo. Foi uma obra do rei Hassan II, falecido em 1999 e pai do atual rei Mohammed VI. Parte dela encontra-se sobre o oceano Atlântico para respeitar um verso do Alcorão que diz “o trono de Deus estava sobre as águas”. Possui uma sala de orações que pode receber até 25 mil fiéis e que, como uma excessão pode ser visitada em seu interior em horários fora aos horários de oração e com trajes compatírveis.

Com projeto do arquiteto francês Michel Pinseau, foi construída entre os anos de 1985 a 1993, ela é feita com mármore, granito, madeira e outros materiais, cuidadosamente esculpidos ou colocados em mosaicos.
O esmero construtivo realmente impressiona. É uma verdadeira obra prima da arquitetura árabe. Com mistura de seus ricos detalhes com a tecnologia surpreendente empregada em sua construção.
Seu incrível minarete tem 210 metros de altura e em seu topo existe um laser que aponta para a cidade de Meca e pode ser visto a quilômetros de distância. é por ele também que é emitido o Dhan, chamado para oração.
A grande porta da mesquita Não pudemos entrar por existem horários rígidos de visitação, mas por uma das portas pudemos ver a grandiosidade da parte interna da mesquita. Entrada para o banheiro feminino!! A cada canto encontramos novas metamorfoses dos desenhos e detalhes , surprendendo a cada passo!! A dimensão numa das menores portas! O trabalho em metal é magnífico!!!
Possuis dois andares. No térreo ficam os homens e é dividida em três naves simétricas, voltadas em direção à Meca. Nos dois mezaninos ficam as mulheres, que possuem uma entrada separada.
Páteo interior com fonte de mosaicos!! A mesquita foi construída em parte sobre o mar, seu piso de granito é aquecido na hora das orações e quando a mesquita está lotada e fica muito calor o teto se abre. A obra é belíssima! Mequita Hassan II – a segunda maior do mundo! Veja só o detalhe de um dos portais de passagem!!! Esses portais são simbólicos, ja que podemos dar a volta por eles para continuar o percurso!!. Apesar de ser todo construido, sem vegetação e com materiais nobres, as cores não deixam o lugar frio, mas sim sóbrio!! A simetria é impecável!! sob essa marquise tem a entrada para os subsolos da mesquita. num dos lados há um gigantesco banheiro feminino.
É um lugar belíssimo que merece ser visitado.
Antiga Medina Bab Marrakech
Medina quer dizer rua, mas essa especificamente é um antigo mercado. Por trás dessas muralhas encontram-se centenas de lojinhas e vendedores ambulantes. Verdadeiro labirinto comercial. Ali o barulho e a confusão se fazem presentes. Ouve-se toda mistura possível de idiomas, já que os vendedores se esforçam por falar a lingua dos turistas ( sem sucesso), é hilário. Eles consideram alguém que aceite o primeiro preço, uma pessoa fraca, então em cada canto , há fervorosas negociações. Mas vale a pena!!!
Bom, aqui dentro a confusão se faz presente e o barulho também, ja que é de praxe discutir e negociar muito. Ouve-se árabe e frances, mas os comerciantes tentam falar em qualquer língua que o comprador queira, imagina a confusão hehehe!!! Mas acabamos por conseguir negociar, mesmo tendo que converter o diham o tempo todo para dolar ou oro (euro) . Torre do grande mercado. Outra vista da torre do mercado. Essa poderia ser uma idéia acatada por nossos governantes. Tira todos os camelos e pequenos lojistas da rua e coloca num só grande local.
Praça Mohamed V ou Praça dos Pombos
É um das principais praças da cidade. O tribunal de justiça e o teatro encontram-se neste local.
Contém uma bela fonte e claro, pombos. Também podemos ver alguns vendedores ambulantes.
The Corniche
É a avenida beira mar, onde vemos muitos jovens jogando futebol. Em Casablanca existem lindas avenidas e bairros de alto nível com residências muito grandes e luxuosas.
A ilha
Abaixo ilha que , segundo o guia local, deu origem ao nome da cidade. Segundo contam a ocupação surgiu ali, em pequenas e pobres casa brancas nessa pequena ilhota.

Se tiver tempo visite o deserto do Saara ou alguma das Florestas que ficam próximas a esta incrível cidade.