Casablanca

O Conjunto da mesquita visto de longe!!

Sei que o lindo e iconico filme de 1942 estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman mostra uma cidade muito romântica. Porém você não encontrará isso em Casablanca. Essa cidade hoje representa um aglomerado de mais de 4 milhões de pessoas que representam 10 % da população total do Marrocos.

Não é a capital do país, porém é um grande centro financeiro e industrial e muito ocidentalizada em diversos aspectos.
Por não ser uma cidade propriamente turistica, em poucas horas você pode conhecê-la. ( Veja também o artigo sobre Agadir – https://andreabertoncel.com/2021/05/17/agadir/)
A principal língua do Marrocos é o árabe, porém é muito comum ouvir nas ruas um idioma chamado darijá, que é uma mistura de árabe com espanhol e francês.

Pontos que visitei:

Mesquita de Hassan II

Com certeza, a principal atração turística é a gigantesca e primorosa mesquita de Hassan II, considerada uma das maiores do mundo. Foi uma obra do rei Hassan II, falecido em 1999 e pai do atual rei Mohammed VI. Parte dela encontra-se sobre o oceano Atlântico para respeitar um verso do Alcorão que diz “o trono de Deus estava sobre as águas”. Possui uma sala de orações que pode receber até 25 mil fiéis e que, como uma excessão pode ser visitada em seu interior em horários fora aos horários de oração e com trajes compatírveis.

Pela vista do mapa do Google maps podemos ver claramente o edifício retangular com parte construida sobre o mar, Existe uma sala que o piso é de vidro para poder rezar sobre o mar ,mas apenas a Realeza tem acesso.


Com projeto do arquiteto francês Michel Pinseau, foi construída entre os anos de 1985 a 1993, ela é feita com mármore, granito, madeira e outros materiais, cuidadosamente esculpidos ou colocados em mosaicos.
O esmero construtivo realmente impressiona. É uma verdadeira obra prima da arquitetura árabe. Com mistura de seus ricos detalhes com a tecnologia surpreendente empregada em sua construção.
Seu incrível minarete tem 210 metros de altura e em seu topo existe um laser que aponta para a cidade de Meca e pode ser visto a quilômetros de distância. é por ele também que é emitido o Dhan, chamado para oração.


Possuis dois andares. No térreo ficam os homens e é dividida em três naves simétricas, voltadas em direção à Meca. Nos dois mezaninos ficam as mulheres, que possuem uma entrada separada.

É um lugar belíssimo que merece ser visitado.

Antiga Medina Bab Marrakech

Medina quer dizer rua, mas essa especificamente é um antigo mercado. Por trás dessas muralhas encontram-se centenas de lojinhas e vendedores ambulantes. Verdadeiro labirinto comercial. Ali o barulho e a confusão se fazem presentes. Ouve-se toda mistura possível de idiomas, já que os vendedores se esforçam por falar a lingua dos turistas ( sem sucesso), é hilário. Eles consideram alguém que aceite o primeiro preço, uma pessoa fraca, então em cada canto , há fervorosas negociações. Mas vale a pena!!!

Praça Mohamed V ou Praça dos Pombos

É um das principais praças da cidade. O tribunal de justiça e o teatro encontram-se neste local.
Contém uma bela fonte e claro, pombos. Também podemos ver alguns vendedores ambulantes.

The Corniche

É a avenida beira mar, onde vemos muitos jovens jogando futebol. Em Casablanca existem lindas avenidas e bairros de alto nível com residências muito grandes e luxuosas.

A ilha

Abaixo ilha que , segundo o guia local, deu origem ao nome da cidade. Segundo contam a ocupação surgiu ali, em pequenas e pobres casa brancas nessa pequena ilhota.

Na realidade o nome casablanca surgiu por conta dessa pequena ilha. Foi aí que as primeiras edificação foram erguidas. Pequenas casas todas brancas. A ilha é muito simples e só tem acesso por barco.

Se tiver tempo visite o deserto do Saara ou alguma das Florestas que ficam próximas a esta incrível cidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s