Tomar decisões é sempre um assunto bastante complexo, por que envolve fatores reais, emocionais, e até mesmo intuicionais.
Nem sempre temos o controle sobre todas as consequências das decisões, e por isso, é importante realizar uma avaliação cuidadosa.
Pesquisas sobre tomada de decisão indicam que pessoas, em diferentes campos da vida, tem a propensão de cometer os mesmos erros na hora de tomar uma decisão:
Precipitar-se – tomar uma decisão sem ter todas as informações a respeito da situação, e sem aprofundar a questão
- Não observar outras opções de solução – ficar preso a um estrutura mental criada em situações semelhantes anteriores , cria uma cegueira que impede de avaliar novas possiblidades de ação.
- Falta de controle – se deixar levar pela opinião de outros ou não definir corretamente o problema sobre o qual a decisão reside.
- Excesso de confiança em seu julgamento – já pressupõe que a melhor solução é aquela sem colher informações factuais importantes.
- Usar de regras práticas – como por exemplo, decidir baseado nos fatos que lhe convém
- Improvisar – acreditar que tem em mente todas as informações, ao invéz de confirmar se essas informações ainda são válidas
- Cuidado com equipes – afinal tantas pessoas inteligentes juntas, provavelmente tomarão a melhor decisão automaticamente – Cuidado!!!!
- Não fazer Feedback real – distorcer a visão sobre o feedback para não ter que encarar a realidade
- Não acompanhar os resultados e sucessos de decisões anteriores
- Nunca avaliar como foi que tomou suas próprias decisões, qual o método mais utilizado na hora de decidir.
Fique atento aos perigos acima citados.
Para muitas decisões, estando de posse das informações necessárias a respeito do assunto e de, pelo menos, duas opções de solução , a utilização do exercício abaixo pode auxiliar muito a decidir:
Para cada opção, responda por escrito às seguintes perguntas:
Se eu fizer isso o que eu (ou minha empresa) ganho ?
Se eu não fizer isso o que eu ganho?
O que de melhor que pode acontecer?
O que de pior pode acontecer?
Depois compare as diferentes respostas para cada uma das opções.
Ficará muito mais fácil optar pela decisão a ser tomada.
Decisão como vce relatou te muitos fatores a serem avaliados.
Apos varias especulações encontrei uma proposta diferente ao que se propoe…
Em geral as decisoes alternavas e coleta de informações, especialistas analises são realizadas olhando-se para o passado.
A decisão é uma tempo do presente, que afeta o futuro.
A minha proposta e como que cada decisão pode ir ao futuro analisar o resultado da decisao tomada como se viajar para o futuro.
E assimpoder escolher no presente a melhor decisão…
Bricadeirinha a parte já e possivel desenvolver essa capacidade.
Com certeza Edson, apenas dei uma pequena pincelada no assunto ,que , como sabemos bem, requer muitos estudos e desenvolvimentos.
Na realidade quando proponho responder as perguntas – O que de melhor que pode acontecer? e O que de pior pode acontecer?
a intenção é justamente essa, a de se projetar ao futuro para uma apreensão de resultados, com ou sem o uso de capacidades amplificadas 🙂