O que herdamos de nossos pais?

o que você herdou de seu pai?Ontem foi dia dos pais e observar alguns pais saindo para comemorar, me fez refletir sobre o assunto.

Em muitas famílias os pais vivem em plena harmonia e compreensão com seus filhos, mas é um fato que  existem pais e filhos que não conseguem se entender, e viver o amor e a comunicação em sua plenitude.

Muitas vezes, o que incomoda nos filhos, é um diferente posicionamento/ percepção perante os fatos da vida, fato natural na evolução das gerações.

Porém outros fatores podem dificultar essa relação, então convido os filhos para que reflitam comigo:

– que características suas que você não aprecia, você herdou de seu pai? O que pode fazer para aceitá-las e/ou modificá-las?

– que reações emocionais suas, espontâneas, são exatamente as mesmas que seu pai tem perante uma dificuldade ou confronto? Essas reações são boas ou podem ser melhoradas?

– que idéias limitantes seu pai lhe ensinou e que não combinam mais com sua maneira de ser hoje? Como você pode resignificar essas idéias?

E também:

– que qualidades você desenvolveu que pode ver em seu pai?

– que crenças fortalecedoras seu pai lhe passou e que hoje sedimentam sua vida?

– que ditados seu pai vivia repetindo que ajudaram você a compor seus princípios de vida, seus valores pessoais?

– que capacidades, habilidades, você herdou de seu pai apenas por ter convivido com ele?

Lembre-se, seu pai lhe deu o seu maior presente – A vida, por isso: perdoe, ame, respeite e agradeça.

Foque no que ele tem de positivo, no que ele te passou de melhor, e perdoe os erros, por que ele estava fazendo o melhor que podia, errando e aprendendo, exatamente como você está fazendo agora com seus filhos.

Anúncios

2 comentários sobre “O que herdamos de nossos pais?

  1. Até certa idade creio que sim, mas a partir do ponto em que começa a tornar-se independente passa a moldar sua própria personalidade embora possa carregar vestígios das suas antigas personalidades herdadas dos seus pais. Aprendemos a nos relacionar com eles são lógico que repetiremos seus atos até mesmo aqueles que não aprovamos parece que fica registrado na nossa mente infelizmente ou felizmente porque aprendemos também muitas coisas boas. Na verdade esses comportamentos e atitudes são “aprendidos” no convívio diário entre as pessoas, se foi criada pelos seus pais e passou grande parte do tempo com eles, provavelmente uma grande parte de seu comportamento foi aprendida com eles, agora se passou a maior parte de seu tempo na escola, com os amigos e familiares, provavelmente aprendeu com eles. Comportamentos e atitudes são aprendidos socialmente, depende da comunidade que cresceu e conviveu. Um abs.

    1. Ola Débora
      Isso mesmo. Esse comportamento do espelho ocorre independente da idade, é inconsciente. Normalmente o que não apreciamos em outras pessoas ou é algo que fere nossos valores pessoais , ou alguma caracteristica que também temos e queremos superar.
      Abraços e obrigada por participar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s