Aceitar e compreender que somos diferentes

É interessante perceber como as pessoas em geral reclamam que os outros não tem a mesma visão, a mesma inteligência, a mesma sensibilidade, a mesma cultura que elas mesmas. Insistem em se colocar, como se a sua verdade fosse única e absoluta, sem sequer ouvir e valorizar o que o outro tem a dizer.

É natural que existam temperamentos, culturas , percepção e velocidade de pensamento diferenciados. Podemos optar por não ter como sócios, esposos ou melhores amigos alguém que, por suas características não nos alimente e complete, não compartilhe de valores e princípios semelhantes.

Porém, o que seria do mundo se existissem apenas pessoas iguais a nós?, todas as nossas qualidades não seriam avaliadas como tal pois todos as teriam, e será que iriamos suportar ver todos com os mesmas deficiências que nós? O que aconteceria ? quanta coisa deixaria de existir, se houvesse uma única tipologia pessoal. Essa diversidade é que torna nosso mundo rico, um mundo de infinitas possibilidades. Todas as pessoas possuem qualidades e deficiências. Estamos todos aprendendo e evoluindo, alguns com maiores oportunidades de aprendizado (intelectual e vivencial) do que outros.

É necessário amplificar nossa aceitação e compreensão. Acolher e ouvir o outro sem juizo, imparcialmente, aprender com cada pessoa que encontramos e dar um pouco de si também.
E assim os relacionamentos a sua volta serão melhores.

Como dizia Charles Chaplin – “Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha e não nos deixa só, porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso.”

Anúncios

7 comentários sobre “Aceitar e compreender que somos diferentes

  1. Achei muuuuuito legal o que vc escreveu, me identifiquei com o que vc disse no começo, que nós achamos q só a nossa verdade conta!
    Obg por tudo, e ameiii a frase do Chaplin no final, com a sua permissão eu queria colocá-la no meu trabalho d escola d FILOSOFIA.

  2. Claro Fernanda pode reproduzir a frase e até o artigo se voce conservar a fonte.
    Obrigada por participar e pelo elogio.
    Essa questão de aprendermos a reconhecer o mapa mental de cada um é um recurso muito poderoso para o relacionamento humano.
    Se precisar saber mais, entre em contato.
    Abraços
    Saude e sucesso

  3. Ola Maria Walkiria
    Não podemos mudar o outro, apenas o outro pode mudar a si mesmo.
    Porém, o fato de encararmos que somos diferentes nos auxilia para que tenhamos
    compreensão com a atitudes dos demais e com as nossas próprias.
    saude e sucesso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s