Quando queremos realizar uma longa caminhada, sem saber se temos força suficiente para chegar lá ou ainda, sem conhecermos todo o caminho, como procedemos?
Saímos correndo e a cada trecho paramos, exaustos e quase sem forças para continuar?
Damos passos gigantes ou verdadeiros saltos? Quanta energia isso demanda? Como podemos fazer todo caminho dessa maneira?
Damos passos minúsculos e temerosos que ás vezes aparentam estar nos levando para trás?
Não. Simplesmente saímos em nosso ritmo normal, com passos firmes, do tamanho adequado à nossa corporalidade e ao nosso preparo.
Focamos o próximo ponto a atingir, e temos sempre em mente aonde queremos chegar e quando.
A constância, o ritmo, o foco, nos dão força e o caminho vai sendo percorrido passo a passo. Os obstáculos são superados um a um, conforme surgem, pois respeitamos nosso jeito de ser, entendemos nossas limitações, e temos ainda energia para suplantá-las.
Encontramos outras pessoas que trilham o mesmo caminho e que possuem um ritmo semelhante e que nos auxiliam a caminhar.
Ao estabelecer um plano de ação para atingir qualquer meta, o mesmo deverá ocorrer.
Não queira saber toda a lista de obstáculos do caminho, ou então todos os passos que o compõe. Caminhe passo a passo. Tome as decisões com clareza em cada ponto. Mesmo que você enxergue apenas um trecho do caminho a ser seguido, não perca o rumo final e siga firmemente. Use sua intuição nas decisões.
Pequenas ações consistentes, com ritmo, se possível diário, produzem um resultado melhor do que grandes e despreparadas ações, seguidas por espaços de tempo onde nada é feito.
Por isso, experimente o tamanho ideal do seu passo. Estabeleça um ritmo de conquista.
Conforme esteja mais preparado, sua velocidade irá aumentando naturalmente.
Contrate um coach certificado, ele poderá auxiliá-lo na definição das metas e do caminho a seguir.