Ontem (11/03/2013) tive o grande prazer de participar de um Webnar direto do Canadá com Tammy Peix(*). Foram duas horas de uma agradável bate papo com mais de 100 participantes.
Ela dissertou sobre as seis necessidades humanas, compiladas pelo coach, escritor e comunicador americano Anthony Robbins.
Tony Robbins refletia muito sobre “porque as pessoas agem como agem” e foi assim que começou a perceber a importância em entender essas necessidades, em saber como atuam e a identificá-las em si próprio e nos outros.
Ele também cita que quando alguma coisa ou pessoa atende a três dessas necessidades, ela se torna um hábito ou até um vício. Na realidade, a origem dos vícios humanos está exatamente aí.
Entender que nos comportamos como nos comportamos apenas para atender a essas seis necessidades, simplifica profundamente a maneira de avaliar nossas vidas. Ao reconhecer, qual a ordem prioritária em que você atende às essas necessidades, aprenderá muito sobre a maneira como toma suas decisões e como conduz sua vida.
Colocarei aqui apenas um pequeno resumo:
Segundo Anthony Robbins, são seis as necessidades humanas:
1 – Certeza / Conforto – está relacionada à nossa habilidade para evitar a dor e obter prazer, trazendo segurança e sobrevivência. Precisamos ter um senso de certeza em nossas vidas, uma sensação de segurança em nosso cotidiano, em nossos relacionamentos, conforto físico e patrimonial, certeza/segurança de que podemos realizar bem uma atividade profissional, queremos ter certeza de que podemos controlar minimamente a nossa vida.
2 – Variedade – a rotina, quando instalada, tira nossa motivação, nos paralisa. Aí, buscamos variedade, desafios, imprevistos, aventuras (até mesmo problemas J). Precisa haver elemento surpresa e criatividade. Eles aquecem nossas vidas, nos induzindo a agir de maneira diferenciada. Encarar a incerteza e o desconhecido expande nossa vida.
3 – Significância/importância – interiormente temos a necessidade de sentir que nossa vida vale a pena, que estamos construindo algo, que deixaremos um legado, que podemos ir além. Essa é necessidade humana relacionada a se sentir importante, ser reconhecido e apreciado pelos outros.
4 – Conexão / Amor – Precisamos de pessoas ao nosso redor, para partilhar, para viver, amar e ser amado. E aqui, não se trata apenas o amor romance, mas de amor e conexão no sentido amplo e profundo que essas palavras trazem. Aqui surge fortemente o sentido de pertencimento. Queremos estar ligados a alguém: a uma pessoa, a um grupo, a congregações sociais, esportivas, políticas e religiosas.
Essas quatro, são as necessidades básicas, às quais estamos sempre procurando suprir. São as necessidades da personalidade.
Robbins cita ainda duas necessidades que ele chama de necessidades do espírito. Essas não são atendidas automaticamente, é preciso conscientemente ir em busca de atender as mesmas.
Essas duas necessidades é que trazem realização e felicidade.
5 – Crescimento – não existe algo mais triste, do que verificar que existem pessoas que se sentem impossibilitadas de mudar, de crescer, de aprender, de evoluir. Ficar estagnado no mesmo lugar, emprego, moradia, relacionamentos pode ser profundamente triste. Pessoas necessitam crescer, fazer coisas de maneira diferente, adquirir novas habilidades, competências, evoluir pessoal, cultural e espiritualmente.
6 – Contribuição – É a necessidade que temos em fazer a diferença, mudar o que podemos no mundo, dar, ajudar, servir, colaborar, criar algo novo . Contribuir é o maior gesto que podemos ter. Quando ajudamos os outros a se realizarem, acabamos por nos realizar.