Anda fugindo de críticas?

recebendo criticasMuitas vezes observo que algumas pessoas desistem de suas metas, de seus sonhos, ou de apresentar novos projetos ou opiniões por um total e irrestrito medo em ser criticado.

A crítica é poderosa,  dependendo de como a recebemos, podemos ficar ressentidos ou lembrando do fato por anos a fio,as vezes, até destruindo relacionamentos.

Quero colocar alguns pontos sobre isso:

– em primeiro lugar, quanto mais competência e habilidades você tiver, mais exposto a resistência e a críticas você estará , então muitas críticas pode significar que você está tendo sucesso e incomodando, ou não, você deverá aprender a reconhecer.

– outras vezes , a pessoa fala algo e quem recebe o comentário como crítica, na realidade, é você. Pense nisso, talvez tenha sido apenas uma breve observação ou ajuda, ou participação no que você está fazendo.

– as melhores críticas que recebemos, trazem-nos nosso caminho para a realização profissional, pois são os degraus para chegar a soluções únicas, diferenciadas.

– aprender a lidar com as críticas pode ser uma experiência difícil, mas criticar e receber críticas é natural. Transforme a crítica em sua aliada.

Deixo abaixo sobre isso, alguns trechos do livro ” Os segredos dos homens mais ricos do mundo” de Steven K. Scott, que trazem uma estratégia de como lidar e aproveitar uma crítica. ( texto original fala abarca 10 páginas do livro :))

” Seus esforços conscientes ou subconscientes para evitar a crítica subvertem e sufocam seu pensamento criativo, além de sabotar seu lançamento antes até mesmo de tentar realizar seus sonhos….
A crítica é uma das forças mais destrutivas em sua vida pessoal e profissional e na sociedade como um todo . …..
A forma de derrotar o impacto negativo da crítica e de parar de evitá-la, é se arriscar e enfrentá-la….é aprender a maneira correta de lidar com ela….
Qualquer crítica que você receba pode ser seu melhor aliado ou seu pior inimigo
(e essa escolha depende de você), isso depende de três coisas: a fonte,
a exatidão e sua reação a ela….

  • considere a fonte : – quem disse isso e por que foi dito? A pessoa é qualificada para fazer essa crítica? Tem a bagagem necessária para fazer uma crítica sábia e válida? entendeu o que você estava fazendo ou dizendo ou as verdadeiras intenções por trás do que você disse ou fez antes de criticá-lo? Ou estava apenas reagindo ao que percebeu?….Também deve considerar se a crítica, de fato, representou exatamente o que foi dito…..
  • considere sua exatidão – Toda crítica é como um balde de água, bem no fundo da água, tem um pouco de areia e , ás vezes, escondido na areia há uma ou mais pepitas de ouro. Sempre que alguém o critica, acaba por jogar esse balde de água na sua cara. Bem, sua inclinação natural é …. esquivar-se ou fugir, levantar os braços e se defender ou ficar com raiva e atacar….. Todas elas são reações erradas. …. Sim, a água é fria e desconfortável nos primeiros minutos, mas continua a ser apenas água. Seque o rosto. Quanto a areia, se entrar um pouco em seus  olhos, ele distorce momentaneamente sua visão e provoca algumas lágrimas. Ela turva seu julgamento …NÃO REAJA DE IMEDIATO… quando você pondera a exatidão da crítica, com frequência encontra uma pepita de ouro de verdade escondida… use para melhorar seu comportamento, sua atitude, suas palavras. Uma melhoria que aumentará seu nível de realização e satisfação…. Quase sempre há uma pepita até nas críticas mais dolorosas. … Mas as vezes, o ouro vem em vez de pepita, então você tem que enxergar por trás da crítica. (na realidade por trás de toda crítica existe uma intenção positiva)
  • sua reação a ela”  Aguarde no próximo post uma pequena estória para esclarecer esse tópico. …. Continua em https://andreabertoncel.wordpress.com/2013/02/23/anda-fugindo-de-criticas-continuacao/
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s