Esse artigo é a continuação do post https://andreabertoncel.wordpress.com/2013/02/21/anda-fugindo-de-criticas/
A terceira estratégia para transformar a crítica em aliada está totalmente sob seu controle e é ” sua reação a mesma”. Você deve decidir que a cada crítica, irá considerar a fonte, separar a água fria, da areia e aproveitar o ouro.
Trago aqui uma pequena história para exemplificar isso , tirado do livro ” Os segredos dos homens mais ricos do mundo” de Steven K. Scott.
“uma manhã de sábado, um casal decidiu ir a uma loja de bichos de estimação e procurar um cachorro. Quando entraram na loja, foram saudados por um odioso papagaio em um poleiro ao lado da porta.
– Ei cara, disse o papagaio.
– Oi – replicou o homem.
– Você é estúpido e sua mulher é feia – soltou o papagaio
– O que você disse – repicou o homem com raiva.
– Disse que você é estúpido e sua mulher é feia!
Bem , o homem ficou furioso, e sua mulher começou a chorar. Ele conto a história imediatamente ao gerente da loja e começou a falar alto e a ter um acesso de fúria.
– Minha esposa e eu estávamos muito animados em encontrar um filhote, e ,então, seu estúpido papagaio nos recebe com sua odiosa mensagem.
Veja o estado de minha esposa, arruinou o dia dela.
– Não acredito que ele fez isso de novo – disse o gerente.
Então o gerente colocou uma luva na mão e foi até o papagaio. Ele agarrou-o e deu dua, três palmadas na lateral de sua cabeça. Bem, o homem e a esposas sentiram-se vingados, procuraram um cachorro e, por fim, decidiram ir embora. Na saída, quando estavam passando pelo papagaio, este disse:
– Ei , cara.
O homem olhou imediatamente para o papagaio e disse
– O que?
O papagaio replicou:
– Você sabe.”
Essa história representa bem os três pontos apresentados anteriormente.
Afinal, quem era mais esperto? o papagaio ou o casal? era o papagaio. O casal não teria se alterado, ou estragado o dia pela crítica recebida se tivessem simplesmente considerado a fonte e a exatidão. Era só um papagaio, não era um professor universitário ou um dono de agência de modelos, então como poderia avaliar inteligência e beleza?
A crítica então, não podia estar exata.
Por último analisemos a reação à crítica. O casal poderia simplesmente ter rido, levado com humor e se lembrar que: Afinal, o que um papagaio sabe?
Mas quantas vezes ao dia, temos essa reação à crítica, até no transito, na rua, com colegas de trabalho. Vamos cuidar para aprender a lidar com isso.
Aldo Novak colocou no seu facebook hoje a seguinte frase : “Se alguém ofender você, sorria e continue a fazer o que estava fazendo. Fogo não se apaga com fogo, mas com água. Ódio não se apaga com ódio, mas com amor.Raiva não se apaga com raiva, mas com gentileza.”
Muito bom Andréa. Realmente, não devemos dar ouvidos à críticas infundadas, sem inteligência e desprovida de sabedoria. Parabens pela reflexão…
Pois é, as vezes fazemos um dramalhão desnecessário por um critica infundada. É um grande treinamento saber separar a água fria, da areia , do ouro.
Tentei seguir seu blog ,mas não achei o botão de seguir.
Obrigada por participar.
Saude e Sucesso
Andréa
geralmente fica na parte debaixo, na direita da pagina…
não encontrei
que pena… 😦 Mas qualquer dia… vc encontra .. rsrs
descobri, por que não aparece, é que já sou seguidora antiga de seu blog 🙂 🙂
AHHH.. agora simmm.. rs