Anda fugindo de críticas? continuação

Esse artigo é a continuação do post https://andreabertoncel.wordpress.com/2013/02/21/anda-fugindo-de-criticas/

A terceira estratégia para transformar a crítica em aliada está totalmente sob seu controle e é ” sua reação a mesma”. Você deve decidir que a cada crítica, irá considerar a fonte, separar a água fria, da areia e aproveitar o ouro.
Trago aqui uma pequena história para exemplificar isso , tirado do livro ” Os segredos dos homens mais ricos do mundo” de Steven K. Scott.

“uma manhã de sábado, um casal decidiu ir a uma loja de bichos de estimação e procurar criticosum cachorro. Quando entraram na loja, foram saudados por um odioso papagaio em um poleiro ao lado da porta.
– Ei cara, disse o papagaio.
– Oi – replicou o homem.
– Você é estúpido e sua mulher é feia – soltou o papagaio
– O que você disse – repicou o homem com raiva.
– Disse que você é estúpido e sua mulher é feia!
Bem , o homem ficou furioso, e sua mulher começou a chorar. Ele conto a história imediatamente ao gerente da loja e começou a falar alto e a ter um acesso de fúria.
– Minha esposa e eu estávamos muito animados em encontrar um filhote, e ,então, seu estúpido papagaio nos recebe com sua odiosa mensagem.
Veja o estado de minha esposa, arruinou o dia dela.
– Não acredito que ele fez isso de novo – disse o gerente.
Então o gerente colocou uma luva na mão e foi até o papagaio. Ele agarrou-o e deu dua, três palmadas na lateral de sua cabeça. Bem, o homem e a esposas sentiram-se vingados, procuraram um cachorro e, por fim, decidiram ir embora. Na saída, quando estavam passando pelo papagaio, este disse:
– Ei , cara.
O homem olhou imediatamente para o papagaio e disse
– O que?
O papagaio replicou:
– Você sabe.”

Essa história representa bem os três pontos apresentados anteriormente.
Afinal, quem era mais esperto? o papagaio ou o casal? era o papagaio. O casal não teria se alterado, ou estragado o dia pela crítica recebida se tivessem simplesmente considerado a fonte e a exatidão. Era só um papagaio, não era um professor universitário ou um dono de agência de modelos, então como poderia avaliar inteligência e beleza?
A crítica então, não podia estar exata.
Por último analisemos a reação à crítica. O casal poderia simplesmente ter rido, levado com humor e se lembrar que: Afinal, o que um papagaio sabe?

Mas quantas vezes ao dia, temos essa reação à crítica, até no transito, na rua, com colegas de trabalho. Vamos cuidar para aprender a lidar com isso.

Aldo Novak colocou no seu facebook hoje a seguinte frase : “Se alguém ofender você, sorria e continue a fazer o que estava fazendo. Fogo não se apaga com fogo, mas com água. Ódio não se apaga com ódio, mas com amor.Raiva não se apaga com raiva, mas com gentileza.”

Anúncios

8 comentários sobre “Anda fugindo de críticas? continuação

  1. Pois é, as vezes fazemos um dramalhão desnecessário por um critica infundada. É um grande treinamento saber separar a água fria, da areia , do ouro.
    Tentei seguir seu blog ,mas não achei o botão de seguir.
    Obrigada por participar.
    Saude e Sucesso
    Andréa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s