Vejo que uma pessoa entende uma determinada palavra de uma forma um pouco diferente de outra pessoa.
A mesma palavra adquire diversos significados e interpretações.
Veja a palavra Sacrifício, por exemplo.
Para muitas pessoas é uma palavra que traz sensação de peso, de dor, de obrigação, de renúncia,de punição, e até de violência e horror!
Cabe então procurarmos a fonte, a etimologia da palavra.(*)
A origem dessa palavra é do latim SACRIFICIUS, formado por SACER, “sagrado”, mais a raiz de FACERE, “fazer”. Isto é, Sacro Ofício, algo que você faz e configura como um ato sagrado, como algo que transcende a realidade visível, que traz significado e contribuição, que conecta com a essência, que faz o bem.
Esse é o embrião da palavra, que por circunstâncias religiosas e ritualísticas acabou por adquirir outros significados, muitas vezes pesarosos e violentos.
Veja bem, se sacrifício é o “ato de passar da esfera do profano para a esfera do sagrado”, qualquer ato com uma intenção positiva pode ser considerado sacrifício.
Nesse sentido, como você se sente agora quando ouve a palavra sacrifício, sabendo que significa oficio sagrado? Que seu próprio trabalho e outras ações diárias podemter essa conotação?
Sente-se melhor? mais fortalecido?
Percebe que se está fazendo algo com amor, com fraternidade, ou levando bem estar para outras pessoas está fazendo sacrifício? Um bom sacrifício?
Que essa é, também, uma maneira de tornar sagrado um ato?
Por isso, na próxima vez que uma palavra trouxer a você uma sensação ruim, uma angustia, um pesar, pare e veja se é isso mesmo. Se você não pode encontrar outro significado para que a sensação se torne leve, branda.
Quando mudamos nossa emoção, mudamos nosso comportamento e nossas ações!