O mundo Quântico

Será que o mundo é o que percebemos dele?

Algumas vezes citei aqui que o que pensamos ser a realidade, é derivado apenas de nossas percepções e vivências pessoais. Cada pessoa traz um conceito diferente de realidade.
Quando eu falava sobre isso, citava a idéia formada em nosso cérebro, advinda de nossas convicções e crenças.

Mas, e o mundo físico, que pensamos ser concreto, estanque, imutável, será que é realmente assim? Ou estamos todos envolvidos num enorme véu de ilusão?

Deixo abaixo um breve relato inicial das descobertas sobre o mundo quântico para refletir.

Obs: se a legenda não entrar automaticamente, clique no botão cc da barra de controle do video.

Anúncios

2 comentários sobre “O mundo Quântico

  1. Muito bom seu comentário. Nós vivemos em uma série de niveis de realidade. No mundo físico, há pelo menos duas: Uma que enxergamos, em que tudo parece sólido e fixo e outra, no nível subatomico, onde tudo é móvel, provável. Fritoj Capra em seu magnífico livro O Tao da Física faz um descrição deste mundo que é maravilhosa:
    “Eu estava sentado na praia, ao cair de uma tarde de verão, e observava o movimento das ondas, sentindo ao mesmo tempo o ritmo de minha própria respiração. Nesse momento, subtamente, apercebi-me intensamente do ambiente que me cercava: este se me afigurava como se participasse de uma gigantesca dança cósmica. Como fisico, eu sabia que a areia, as rochas, a água e o ar ao meu redor eram feitos de moléculas e átomos em vibração e que tais moléculas e átomos, por seu turno, consistiam em particulas que interagiam entre si através da criação e da destruição de outras partículas.(…) Assim, ‘vi’ cascatas de energia cósmica, provenientes do espaço exterior, cascatas nas quais, em pulsações ritmicas, partículas eram criadas e destruidas.(…)”
    O mais fantástico disso tudo é que podemos observar com os ohos da ciência. Não é mistico, exotérico, dogmático, mas ciência e faz parte de nossas vidas, assim como nossos nomes e o ar que respiramos.
    Perdoe-me o comentário longo, mas sou uma apaixonada por fisica quântica e fiquei extremamente feliz em ver isto no seu blog que eu gosto tanto.
    bjs

    1. Soraya
      você pode participar a vontade. Sempre é um grande prazer contar com seus comentários.
      Esse assunto cada vez me fascina mais, precisamos mesmo dedicar um tempo ao seu estudo e desenvolver uma percepção para poder vivênciar.
      Fique a vontade para sempre publicar no meu blog, até mesmo posts inteiros 🙂
      abraços e obrigada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s