Será que o mundo é o que percebemos dele?
Algumas vezes citei aqui que o que pensamos ser a realidade, é derivado apenas de nossas percepções e vivências pessoais. Cada pessoa traz um conceito diferente de realidade.
Quando eu falava sobre isso, citava a idéia formada em nosso cérebro, advinda de nossas convicções e crenças.
Mas, e o mundo físico, que pensamos ser concreto, estanque, imutável, será que é realmente assim? Ou estamos todos envolvidos num enorme véu de ilusão?
Deixo abaixo um breve relato inicial das descobertas sobre o mundo quântico para refletir.
Obs: se a legenda não entrar automaticamente, clique no botão cc da barra de controle do video.
Muito bom seu comentário. Nós vivemos em uma série de niveis de realidade. No mundo físico, há pelo menos duas: Uma que enxergamos, em que tudo parece sólido e fixo e outra, no nível subatomico, onde tudo é móvel, provável. Fritoj Capra em seu magnífico livro O Tao da Física faz um descrição deste mundo que é maravilhosa:
“Eu estava sentado na praia, ao cair de uma tarde de verão, e observava o movimento das ondas, sentindo ao mesmo tempo o ritmo de minha própria respiração. Nesse momento, subtamente, apercebi-me intensamente do ambiente que me cercava: este se me afigurava como se participasse de uma gigantesca dança cósmica. Como fisico, eu sabia que a areia, as rochas, a água e o ar ao meu redor eram feitos de moléculas e átomos em vibração e que tais moléculas e átomos, por seu turno, consistiam em particulas que interagiam entre si através da criação e da destruição de outras partículas.(…) Assim, ‘vi’ cascatas de energia cósmica, provenientes do espaço exterior, cascatas nas quais, em pulsações ritmicas, partículas eram criadas e destruidas.(…)”
O mais fantástico disso tudo é que podemos observar com os ohos da ciência. Não é mistico, exotérico, dogmático, mas ciência e faz parte de nossas vidas, assim como nossos nomes e o ar que respiramos.
Perdoe-me o comentário longo, mas sou uma apaixonada por fisica quântica e fiquei extremamente feliz em ver isto no seu blog que eu gosto tanto.
bjs
Soraya
você pode participar a vontade. Sempre é um grande prazer contar com seus comentários.
Esse assunto cada vez me fascina mais, precisamos mesmo dedicar um tempo ao seu estudo e desenvolver uma percepção para poder vivênciar.
Fique a vontade para sempre publicar no meu blog, até mesmo posts inteiros 🙂
abraços e obrigada