A sua biografia

Tendemos a pensar que nossa vida é igual aos demais que nos cercam , afinal todos nascemos, crescemos, estudamos, constituimos familia,……. e um dia morremos.

Porém não é assim. Apesar de nossa biografia (escrita da vida) ser marcada com fases comuns com outras pessoas, cada biografia é única. Ninguém teve as mesmas vivências, aprendizados, experiências que você. Nesse exato momento você está escrevendo sua biografia, tem consciência disso?
A cada fase estamos focados no desenvolvimento e conquista de determinadas habilidades e competências. Há o momento do desenvolver o físico, outro para o psicológico, outro para o interior…

Existem muitas classificações e divisões sobre as características das diferentes fases da vida, em setênios, em nonênios e em intervalos de 21 anos. Quero deixar aqui uma reflexão sobre 4 grandes etapas da vida, divididas em períodos de 21 anos.

Essas grandes fases tem um profundo vínculo com processos naturais . Trago aqui um exemplo : comparar a vida com as Estações do ano.

As Quatros Estacoes Primavera Verao Outuno Inverno

Primavera – Época de florescer – desenvolvimento e crescimento físico e mental, isso se dá desde o nosso nascimento. Observe a leveza e fluidez das crianças brincando imaginativamente. Essa atmosfera primaveril se estende até por volta dos 21 anos.
Verão – é a estação onde as plantas se expandem em sua totalidade – dos 21 aos 42 anos – expansão máxima em todos os sentidos – família, trabalho, amigos, conquistas,… Consolidar seu lugar no mundo e expansão de potencial. Desenvolvimento psicológico.
Outono – surge um novo colorido, é a estação onde frutos amadurecem começando um declínio da vitalidade das plantas e as folhas se tingem de vermelho, podemos comparar essa estação do ano à fase dos 42 aos 63 anos onde os filhos, netos e a carreira estão consolidados; Desenvolvimento espiritual ( não no sentido religioso, mas no sentido de ver que existe algo além de você), contribuição, significado.
Inverno – Busca da essência, muitas árvores só são reconhecidas quando todas as suas folhas caem, as sementes caem no chão e lá estão à espera de uma nova primavera. Após os 63 anos de idade. Interiorização – preocupação apenas com o que realmente é essencial. VIver a essência, a luz interior.

Em qual período você se encontra?

 

 

 

Anúncios