Coaching: o auxílio para achar um novo caminho profissional

“Muitas pessoas procuram o coaching mesmo sem ter uma meta estabelecida – e acredite, elas estão certas.

Coaching é ajudar a encontrar um caminho. É alcançar uma meta da melhor forma possível, utilizando o esforço necessário para isso, – sem gastar muitas energias em atitudes vazias, que só tomarão tempo e não levarão a nada. Porém, o coaching também é um auxílio para aqueles que querem melhorar de vida, que desejam mudar, mas não encontram maneiras de fazer isso sozinhos. É para isso que existe o coach.atalkMadalena Feliciano, diretora do Instituto Profissional de Coaching, comenta que muitos clientes procuram pelo coaching sem ter uma meta definida. “Durante a primeira sessão, escuto muitas vezes as pessoas falarem que querem mudar, mas que não sabem como, que não sabem o trabalho que desejam exercer no futuro, que não sabem o tipo de pessoa que querem se tornar, etc. Meu trabalho é ajudá-las”, comenta a especialista.

Existem pessoas que sabem o que querem fazer e/ou se tornar desde quando são pequenas, mas não são todas que têm essa sorte. “A maioria das pessoas não identifica assim, de forma inata, os seus talentos e suas principais qualidades. Na maioria dos casos, essas pessoas aceitam cargos que aparecem na sua frente, até encontrar algum que lhes ofereça um bom custo benefício”, explica Madalena.

Os principais exemplos de pessoas que não sabem o que querem fazer da vida são aquelas que assumem os negócios da família – sem muita opção ou discussão, – aquelas que foram conduzidas por sua empresa e aceitaram o que lhe era oferecido ou pessoas que procuraram por trabalhos que dessem dinheiro, sem se preocupar com prazer e/ou realização.

“Também vejo muitas pessoas com dúvidas do seu futuro quando escolheram uma carreira baseada nos comentários, sugestões e influências de familiares e amigos, deixando de lado seu próprio sonho. Outras pessoas que chegam para a consulta um tanto quanto ‘perdidas’ são aquelas que não pesquisaram ou conheciam muitas opções profissionais e optaram pelo caminho que estava acessível no momento – e se deixaram levar por ele”, ressalta Madalena.

Na maioria desses casos citados, as pessoas vivem uma rotina constante de trabalho, e, apesar de muitas vezes terem um bom rendimento/salário,  sentem-se infelizes, vazias, como se a vida não fizesse o menor sentido – afinal, elas não fazem o que amam e nem descobriram o seu talento.

“Nessa hora o coaching é um baita auxílio. Por meio de ferramentas que ajudam a pessoa a se conhecer melhor, ela começa a ter maior confiança e liberdade para procurar o seu caminho, com uma meta já estabelecida”, ressalta Madalena.

O coaching ajuda a pessoa a se libertar de idéias já estabelecidas, a descobrir o seu talento, – assim como seus pontos fracos – e como trabalhar melhor com essas características. “A partir de então, a pessoa sente-se mais motivada a procurar um caminho, afinal, ela já se conhece melhor e sabe tanto de seus pontos fortes quanto aquilo que deseja para si mesma. De agora em diante, só é preciso utilizar a energia criada nas sessões para colocar os planos em ação”, conclui. ”

(texto da BBCNEWS : http://bbcnews.com.br/noticia/141371-coaching-o-auxilio-para-achar-um-caminho-profissional-.html)

Anúncios