Definições de Coaching

Como toda profissão relativamente nova, Coaching possui inúmeras definições e a cada dia surge mais alguma para tentar esclarecer o processo.

Mas coaching é processo, é método, mais do que ser definido , deve ser VIVENCIADO.

De qualquer forma, coloco abaixo as principais definições de coaching e seu autores/referências.

“Ajudar a pessoa a mudar na maneira que ela quer, ajudando-a a caminhar na direção que ela quer ir.
O coaching apóia a pessoa em todos os níveis do processo de tornar-se quem ela quer ser e ser o melhor que ela pode.
Leva a tomada de consciência. Potencializa escolhas e leva a mudanças. Ele libera o potencial da pessoa para maximizar o desempenho. O coaching, mais do que ensinar, ajuda às pessoas a aprender.”
Andrea Lages e Joseph O’Connor

“Coaching é uma relação de parceria que revela e liberta o potencial das pessoas, de forma a maximizar o seu desempenho. É ajudá-las a aprender, ao invés de ensinar algo a elas.”
(Timothy Gallwey)

“É uma ajuda e um processo de facilitação que capacita indivíduos, grupos e organizações a adquirir novas habilidades, melhorar habilidades existentes, competências e performance, aumentar a efetividade ou desenvolvimento pessoal ou crescimento pessoal.”
Hamlim, R. G., Ellinger, A. D. & Beattie, R. S.

“Coaching é uma parceria com clientes, que estimula o pensamento e a criatividade, inspirando-os a maximizar seu potencial pessoal e profissional.
Coaching é uma parceria continuada que ajuda o coachee (orientado) a produzir resultados gratificantes em sua vida pessoal e profissional, minimizando os gaps entre a situação atual e desejada. Através do processo de coaching o coachee expande e aprofunda sua capacidade de aprender, aperfeiçoa o seu desempenho e eleva sua qualidade de vida em todos os seus contextos.”
ICF – International Coach Federation

“O Coaching é uma relação de cooperação, que usa o processo de aprendizagem para ajudar o cliente a identificar e remover quaisquer interferências que limitam a expressão de seu potencial máximo.”
Institute of Executive Coaching

“Coaching é uma metodologia que ajuda a superar hábitos, crenças e descobre os valores que nos levam a atingir resultados efetivos.”
Andréa Bertelli Bertoncel

“Ele é um processo com começo, meio e fim utilizado como um gerador de novas perspectivas e oportunidades que, conseqüentemente, resulta em um significativo aumento no nível de satisfação e mais felicidade.”
Sociedade Brasileira de Coaching

“O Coach trabalha com o Cliente para alcançar uma eficácia rápida, crescente e sustentável em sua vida e carreira através da aprendizagem focada.”
Roger

“Coaching é facilitação de aprendizagem e desenvolvimento com a finalidade de melhorar a performance e enfatizar a ação eficar, o atingimento das metas e a satisfação pessoal. Isto envolve invariavelmente crescimento e mudança, seja ela de perspectiva, atitude ou comportamento.”
Peter Blucker

“É um relacionamento no qual um Coach e cliente tornam-se parceiros dialógicos num processo sistemático de questionamento mútuo, descoberta, aprendizagem e interpretação que formenta o aparecimento de novos significados, possibilidades de crescimento pessoal do cliente.”
Ada Gonzales

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s