Superar dores emocionais

No post https://andreabertoncel.com/2014/09/24/lidar-com-dores-emocionais-internas/

eu explanei da importância de reconhecer e acolher nossas dores internas emocionais.

Agora nesse e nos próximos colocarei aqui um processo para superação dessa dores.

No livro “Desperte seu gigante interior” Anthony Robbins traz um método denominado

raiva1SEIS PASSOS PARA O CONTROLE EMOCIONAL

Irei colocando 2 passos por vez para que você possa ir trabalhando sua emoção interna com profundidade.

Há seis passos que podemos dar ao sentir uma emoção dolorosa, a fim de que possamos superá-la.

PASSO UM – Identifique o que Você Realmente Sente – Seja absolutamente sincero consigo mesmo

“O que você está realmente sentindo neste momento?”

“Estou realmente me sentindo ________________(zangado)? Ou é outra coisa? (mágoa) Observe com atenção.
Qual a qualidade de sua emoção. Algumas emoções parecem ser similares, mas não são: exemplo, é raiva, ira, ódio, rancor? a escolha da palavra correta é fundamental para o início do entendimento da emoção, não se culpe se terá que nominalizá-la de um modo negativo nesse momento.

“Eu me sinto ________________________(rejeitado) neste momento”, ou apenas sinto um sentimento  (de separação da pessoa que amo?)(desapontado?) Aqui da mesma maneira. O que o fez sentir a emoção citada na resposta anterior? qual foi a situação e o resultado interior para você?

Ao identificar o que de fato sente, você pode baixar a intensidade ainda mais, o que torna muito mais fácil aprender com a emoção. Agora que você reconheceu, coloque uma escala nessa emoção. O quanto você ainda sente isso de 0 a 10 , sendo que “0” significa que não incomoda e 10, que é insuportável.

PASSO DOIS – Reconheça e acolha suas emoções sabendo que elas o apóiam

“Não se sinta mal por se sentir mal. Essa é uma ótima maneira de destruir a comunicação honesta consigo mesmo, e também com as outras pessoas. Seja grato por existir uma parte do seu cérebro que lhe envia um sinal de apoio, um chamado à ação para efetuar uma mudança, com relação à algum aspecto da vida, ou às suas ações.

Se você está disposto a confiar em suas emoções, sabendo que pode não compreendê-las no momento, mas que cada uma das que experimenta existem para apoiá-lo a promover uma mudança positiva, vai acabar com a guerra  que antes travava consigo mesmo. Verá que se encaminha para soluções simples. Qualquer coisa a que você resiste, tende a persistir.

Acolha amorosamente sua emoção, por pior que ela seja. Cultive o sentimento de apreciação por todas as emoções, e como uma criança que precisa de atenção, vai descobrir suas emoções se “acalmando”, quase que no mesmo instante.

Continua em https://andreabertoncel.com/2014/10/08/superar-dores-emocionais-cont/

Anúncios