O ano acabou e outro se inicia. Estabelecemos que esse é um periodo natural de avaliação e de novas propostas. Muito foi conquistado e muito ficou a dever.
Agora precisamos retomar ou estabelecer as metas e as ações que nos conduzirão ao rumo desejado.
Coloco aqui um pequeno roteiro:
- Valorize o que foi conquistado por menor que seja – lembre-se “ você está sempre fazendo o melhor que pode em cada momento”
- Escolha primeiro os motivos que definirão suas metas: o que voce quer ganhar com isso? Isto é, qual é o valor que você busca? – abundância, prosperidade, conforto, equilíbrio, saúde, espiritualidade…
São nossos valores que nos motivam. Na realidade, são eles que representam quem somos e o queremos vivenciar em nossa vida. - Estabeleça então as metas que lhe proporcionarão esses valores:
ex: abundância – quero tal cargo na empresa , fazer tal curso, ganhar tanto por mês, morar em tal casa…..
saúde – quero atingir um peso ideal e um corpo definido … ( NUNCA faça a meta no negativo ou uma meta de perda, por ex, nunca diga , quero perder peso, o cérebro não processa uma informação dessa positivamente). - Não estabeleça metas demais, escolha umas duas a cinco principais (medio e longo prazo) e umas duas a cinco secundárias (curto prazo)
- Faça um quadro de visão, que te permita sentir as metas como realizadas.
Pelo menos uma vez ao dia, visualize esse quadro sinta como se já tivesse conquistado todas as suas metas. - Estabeleça prazos e defina os recursos que você já tem e o que falta.
- Defina as primeiras ações e quando irá fazê-las.
- A cada semana, revise tudo e estabeleça novas ações.
Não queira ter controle sobre tudo, fique atento às coisas que estão acontecendo. Muitas vezes insistimos num determinado caminho e tudo ao redor está sugerindo que outra forma de agir seria mais eficiente. - Tenha calma. Muitas vezes parece não estar acontecendo nada. Mas pode estar certo, de que, se você está agindo, as coisas estão acontecendo. No mínimo, você está aprendendo ou se preparando interiormente para assumir a meta quando a atingir. Faça suas ações diariamente, por menor que sejam e mantenha seu foco.
- Mantenha mente aberta e positiva tentando encontrar sempre novas posssibilidades de ação; substituir todo e qualquer pensamento ou imagem negativa imediatamente por um pensamento e imagem positivos.
Quando estabelemos metas, estamos também atraindo as dificuldades inerentes a ela. A maneira como agimos perante esses obtáculos, pode nos conduzir à vitória ou a derrota. Na realidade estamos aqui falando mais da vitória ou derrota sobre nós mesmos, sobre o controle da esperança, do foco, do estado emocional, da lucidez,….
Fique tranquilo, sempre veja os obstáculos como mais um degrau para a conquista. - Agora o principal : Ame a si mesmo todos os dias, livre-se da auto-crítica negativa e dos julgamentos. Não existe fracasso, apenas resultados. E você é muito mais do que consegue ver nesse momento.
Um excelente e produtivo 2012. Deixo abaixo um lindo cartão que recebi de uma amiga. ( não sei a autoria).
Oi Andréa, só hoje consegui ler com calma este texto. Ótimas dicas e sugestões. Se não nos planejarmos com certeza não chegaremos a lugar nenhum. E amar a si mesmo é o melhor de todos os impulsos.
Grata pelo profundo texto.
Sabe como é, o texto pode até ser bom, ou não, mas o importante é agir.
Fazer sempre coisas novas e diferentes a cada dia. Ampliar a percepção e a ação.
bjos
Oi prima…. maravilhoso esse artigo. Ele e um guia para aquelas pessoas que acreditam e irão
lutar pelos objetivos em 2012. Obrigada por compartilhar. Beijos Ana Lucia Serpejante
Ola prima
grata pelo elogio. Você sabe, qualquer dúvida, é só perguntar.
bjos