Superar dores emocionais – ultima parte

Ja vimos aqui:

LIDAR COM DORES EMOCIONAIS INTERNAS

SUPERAR DORES EMOCIONAIS : passos 1 e 2

SUPERAR DORES EMOCIONAIS – CONT. : passo 3

Agora apresento a parte final dessa importante técnica de superação de dore internas.

sentirbemPASSO QUATRO – Seja Confiante

Confie de que poderá controlar a emoção imediatamente.

Para isso, lembre-se de  um momento em que você teve sucesso em superar uma emoção similar a que sente hoje. Você soube lidar com essa emoção no passado, então saberá como lidar com ela hoje.  Você já possui uma estratégia sobre a maneira de mudar seus estados emocionais. Portanto, pare agora e pense na ocasião em que sentiu as mesmas emoções, e como as tratou de um modo positivo.

O que você fez no passado quando senti a mesma emoção negativa? Mudou o que focalizava, as perguntas que se fazia, suas percepções? efetuou alguma ação diferente?_

Decida fazer a mesma coisa agora, com a confiança de que dará resultado, como ocorreu antes. Depois que definir o que fez no passado, faça as mesmas coisas agora, e descobrirá que os resultados serão similares.
O que você irá fazer?Quando?

PASSO CINCO – Tenha Certeza de que Pode Controlar não Apenas Hoje, Mas Também no Futuro

Você quer ter certeza de que poderá controlar essa emoção com facilidade no futuro, contando com um plano para isso. Um meio de consegui-lo é simplesmente lembrar como controlou no passado, e ensaiar como manipular as situações em que esse Sinal de Ação surgirá no futuro. Veja, escute e se sinta controlando a situação com facilidade.
As repetições, com intensidade emocional, criarão dentro de você um caminho neural de certeza, que lhe permitirá lidar com esses desafios. Além disso, anote num pedaço de papel três ou quatro outros meios de mudar sua percepção quando ocorrer um Sinal de Ação, ou meios para mudar agora como comunica seus sentimentos e necessidades, ou meios para mudar as ações que adota nessa situação específica.

PASSO SEIS Fique Animado, e Entre em Ação

Fique animado por saber que pode dominar com facilidade a emoção, e efetue uma ação imediata para provar que a controlou. Não fique empacado nas emoções limitadoras que experimenta. Expresse-se pelo uso do que ensaiou interiormente para criar uma mudança em suas percepções, ou ações. Lembre-se de que as novas definições que acabou de fazer mudarão a maneira como se sente não apenas hoje, mas também como vai lidar com essa emoção no futuro.

Com esses seis passos simples, você pode dominar praticamente qualquer emoção que surgir em sua vida. Se descobrir que vem lidando com a mesma emoção muitas e muitas vezes, este método de seis passos o ajudará a identificar o padrão e mudá-lo num curto período. Lembre-se de que a melhor ocasião para controlar uma emoção é o momento em que começa a senti-la. É muito mais difícil interromper um padrão emocional depois que se torna plenamente desenvolvido.

Muito sucesso, e qualquer coisa, me escreva!!!